sábado, 12 de novembro de 2011

Martinho, meu Santo Doce


Em Almoinha, uma aldeia no concelho de Sesimbra, uma daquelas zonas ventosas que faz voar as cabeleiras postiças mais coladas à nuca. E a propósito do Magusto, caiu-me no colo uma daquelas receitas com castanhas difíceis de esquecer!
Para além da Jeropiga, as caras de bacalhau e as couves, as castanhas ganharam mais respeito apartir do momento que esta receita foi confecionada,ontem dia 11.11.11. Em vez de cozidas ou assadas, as ditas são fritas e ficam como um pecado dos deuses.
Experimentem fritá-las como elas vêm ao mundo. Óleo na frigideira e como se de batatas se tratassem... Depois de bem fritas, retirem a casca e a pele e coloquem-nas no recipiente polvilhadas com açúcar e canela. Tapem durante alguns minutos e depois ataquem as bichanas e lambam os dedos. Muito à frente! Tão à frente que estou numa festa a comemorar o Magusto com uns amigos e decidi que tinha que ser hoje que partilhava isto convosco, bem como a música que ouvimos, o albúm Nar de Mercan Dede.
Vivam as castanhas e vivam os amigos.

7 comentários:

José Meirinho Esteves disse...

Delicia!! :) e, não posso deixar de partilhar, ... experimenta comer castanhas, fritas ou cozidas, com, ... pesto!! :) até apagas-te!! :)

Sofia Catarino disse...

Com pesto?! Soa melhor se forem cozidas... mas olha que vou experimentar! ´
E por "falar" em comida menos convencional... experimenta a sopa de caril de abóbora com maçã... nhami nhami...

José Meirinho Esteves disse...

e quem diz castanhas diz batata doce (que foi onde originalmente descobri a combinação), não tem explicação! :)

_PaulO_ disse...

Olá cara Sofia
Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e experiências.

Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

Atentamente,
_Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

Paula disse...

Esta tenho que experimentar!...

Sofia Catarino disse...

Olá Paulo, o blog é também de mais 3 alarves que adoram "enfardar"! Já me registei no "Paraíso dos Sabores" aguardo pernmissão para bisbolhotar. Bons cozinhados! Agradecemos o comentário.

Sofia Catarino disse...

Olá Paula, o que interessa é experimentar e quem sabe se não personaliza a receita e ainda fica mais apetitosa, tal como o José Meirinho Esteves que refere acima outra experiência com castanhas... Partilhe connosco a sua experiência. Nós continuamos a partilhar convosco as nossas. ;)

Related Posts with Thumbnails