quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cozido de Grão

É uma especialidade alentejana, das mais saborosas a meu ver. Parece simples mas tem uma complexa responsabilidade. A espera. A espera que faz desesperar com água na boca, valham-nos os licores do quintal que nos acompanham nesta miscelânea de cheiros e sabores. Feito por uma alentejana de gema, com umas mãos que mais valem que ouro. Fui abençoada? Fui, sim senhora… Tudo para que eu e a minha piquenica pudéssemos desfrutar desta iguaria sem igual.

A usar a panela de pressão… coloca-se o grão, devidamente demolhado de véspera e massajado com sal para amolecer, bocados inteiros de várias carnes, como por exemplo, borrego, frango, porco ou vaca, toucinho e chouriço acompanhados também de uma cebola inteira e um ramo de salsa. Depois de tudo cozido, juntar batata cortada e cenoura. Numa terrina à parte as sopas de pão com hortelã esperam o caldo do cozido.
Só o aspecto deixa água na boca, agora imaginem o resto!

Se não houver coragem para o desafio, passem pelo Restaurante Cavalariça em Entradas no Concelho de Castro Verde. Não é igual mas não se fica atrás!
Boa viagem

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails