quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Gelado com chocolate quente e muesli

Matéria-prima: Gelado de baunilha, chocolate negro, muesli, miolo de noz, pinhões, ananás, bolachas com chocolate.

Ferramentas: Tacho pequeno e frigideira.

Execução: Coloca-se o tacho em lume brando com a barra de chocolate no seu interior, juntando um pouco de leite. Mexer até que o chocolate e o leite se fundam.
Num prato coloca-se o gelado na quantidade desejada, por cima as bolachas de chocolate partidas em pedaços não muito grandes e uma rodela de ananás ao lado do gelado. Rega-se com o chocolate quente.
Numa frigideira previamente aquecida colocam-se os pinhões deixando-se torrar ligeiramente. Por cima do gelado com o chocolate quente e as bolachas, despejam-se os pinhões torrados, o muesli e o miolo de noz em quantidade suficiente para enquadrar sabores.

Complementos: Vinho do porto, vinho da madeira, branco velho, abafado, moscatel e até vinho tinto.

Mão-de-obra: Grau de dificuldade baixo.

Prazo de execução: Dez minutos.

Orçamento: Baixo

Higiene e segurança: Se sobrar algum vinho tinto da refeição principal, aproveita-se para acompanhar esta sobremesa. Ninguém se irá arrepender.
Pode-se criar uma outra vertente substituindo o chocolate quente por mel. Escolhendo esta opção é importantíssimo abusar dos pinhões torrados, do muesli e do miolo de noz.
Havendo ananás natural, pois o conservante do ananás em calda não permite esta operação, poder-se-á panar com chocolate quente, embebendo cada rodela de ananás no preparado de chocolate quente e leite.
Pode-se substituir o muesli por outro tipo de ingredientes crocantes ou estaladiços, tais como: corn flakes, milho tufado, amendoins com mel ou outros que criem empatia com a criativiade.

Normas: Nunca deixar pegar o chocolate quente no tacho.
Utilizando o ananás natural panado com chocolate quente, deixa-se sempre solidificar o chocolate quente e só depois se coloca a rodela panada no prato junto ao gelado.
Não deixar o gelado muito tempo fora do congelador antes de colocar no prato. Essa espera destroi o contraste com o chocolate quente.
Apesar do sabor do gelado poder ser outro que não baunilha, aconselho sempre gelados de um único sabor.
Related Posts with Thumbnails