quarta-feira, 24 de setembro de 2008

POLVO AVINHADO


Cozinhei este polvo do mesmo modo que o faço com coelho ou lebre. Tudo junto e muito tempo de cozedura para apurar bem o molho.
Num tacho grande, coloquei 2 cebolas médias picadas, 3 dentes de alho picados,
Azeite até cobrir o fundo do tacho, 1 folha de louro, uma colher de sopa de colorau, meio frasco de molho inglês (frasco dos pequenos), um pouco de molho de soja, noz-moscada, cravinho, pimenta e sal (fica à sensibilidade de cada um). Adicionei o polvo e meia garrafa de vinho tinto encorpado (nada desses vinhos de mesa em pacote que não têm cor nem grau nem aroma). Acrescentei ainda 2 cubos de caldo de carne e um raminho de salsa atado para mais tarde retirar. Deixei cozer até o molho e engrossar e polvo estar tenro.
À parte, cozi batatas pequenas inteiras e couve com sal, uma cebola inteira e um chouriço para dar aos legumes um sabor que ligue com o molho. Um pouco como nas couves do cozido à português que ficam bem mais saborosas se cozidas na água das carnes.
Para servir, em cada prato, uma cama de couve com 2 tentáculos em cima e batata ao lado. Reguei com o molho e terminei com um pouco de salsa picada.
Aqui a bebida deve mesmo ser a outra metade da garrafa e mais que houver.


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails