quarta-feira, 24 de setembro de 2008

POLVO AVINHADO


Cozinhei este polvo do mesmo modo que o faço com coelho ou lebre. Tudo junto e muito tempo de cozedura para apurar bem o molho.
Num tacho grande, coloquei 2 cebolas médias picadas, 3 dentes de alho picados,
Azeite até cobrir o fundo do tacho, 1 folha de louro, uma colher de sopa de colorau, meio frasco de molho inglês (frasco dos pequenos), um pouco de molho de soja, noz-moscada, cravinho, pimenta e sal (fica à sensibilidade de cada um). Adicionei o polvo e meia garrafa de vinho tinto encorpado (nada desses vinhos de mesa em pacote que não têm cor nem grau nem aroma). Acrescentei ainda 2 cubos de caldo de carne e um raminho de salsa atado para mais tarde retirar. Deixei cozer até o molho e engrossar e polvo estar tenro.
À parte, cozi batatas pequenas inteiras e couve com sal, uma cebola inteira e um chouriço para dar aos legumes um sabor que ligue com o molho. Um pouco como nas couves do cozido à português que ficam bem mais saborosas se cozidas na água das carnes.
Para servir, em cada prato, uma cama de couve com 2 tentáculos em cima e batata ao lado. Reguei com o molho e terminei com um pouco de salsa picada.
Aqui a bebida deve mesmo ser a outra metade da garrafa e mais que houver.


1 comentário:

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Related Posts with Thumbnails