sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Morcelas de arroz


As tripas:
Cruas, lavadas e esfregadas com sal grosso, limão, laranja e cebola.

O arroz:
Tem que ser Carolino e demolhado durante ¾ hora.

A sanguínea:
Sal
Pimenta
Colorau
Piri-piri
Cominhos
Cebola, alho e salsa picados
Vinho tinto (do BOM)
Sangue do porco

Modo:
Mistura-se a sanguínea num alguidar, acrescenta-se o arroz e enchem-se as tripas com a molhanga, coando com os dedos.
Atam-se as pontas e pronto.
Cozem-se as morcelas com uma cebola e uma ramo de salsa.

O resultado é este (ou foi este).

8 comentários:

CAM disse...

Na ilha das Flores Açores a morcela leva tudo o já descrito mas a cebola é substituda por cebola de rama cozida a vapor e depois espremida ( cerca de 650g) carnes da papada e sangradouro, da barriga e finalmente os lombinhos ou carne do Fundo e um bom molho de salsa picada.
É cozida em água bem temperada e há quem ponha as unhas na cozedura das morcelas tambem elas bem temperadas com alhos salsa cominhos em grão malageta e são envoltas num pano.Mocelas cozidas quandos se belisca a tripa e ela sai.
Acompanha com inhames, laranja e quem tem usa ananáz.
Justei da vossa receita

Carla Luna disse...

Sempre gostei de morcelas de arroz e sempre que visito uns amigos no Ribatejo aproveito para comprar algumas no talho lá da terra. Surpreendentemente e ao contrário do que pensava ainda não tinha provado as verdadeiras morcelas de arroz. No passado mês de Julho, em mais uma dessas visitas, fui convidada para uma matança do porco. Inicialmente tive algumas reticências em aceitar o convite, mas como me disseram que era o segundo dia da matança e que o animal já nem sequer estava em exposição, excepto no cozido que iria comer "e chorar por mais", aceitei o convite para almoçar e provei umas morcelas de arroz maravilhosas.
Lembrei-me disto porque as morcelas que estão na foto que publicaram são muito semelhantes às que comi. É verdade que o seu aspecto não é muito convidativo mas depois de passarem para a boca tudo se altera.
Outra coisa que aprendi nesse dia é que as morcelas de arroz a sério não precisam de ser grelhadas. E são de facto uma explosão de sabores.
Obrigado por me fazerem recordar momentos tão bons.

Rolo disse...

CAM,
Nunca fui aos Açores gostava porque diz-me quem lá foi que se come muito bem. Eu, por cá, vou-me contentando com os queijos e manteigas. Sabes se vendem cá morcelas de lá?


Carla,
Não és a única! Eu também só apareci depois do assassinato.
Hás-de ver as molejas feitas na frigideira que o JMS irá mostrar no próximo post.

Anónimo disse...

Olá Carla!

Quando eu era menina e morava perto da minha avó, conheci uma iguaria parecida com esta. Ela criava porcos e uma vez por ano os matava. A matança era desagradável mais compensava as carnes e o chouriço depois. Sei que chouriço è outra coisa por aí, mas eu queria ressaltar as semelhanças. O arroz era facultativo e o vinho não me lembro dele! Mas desconfio que se levava seria cachaça né!? rsrsrsrs...,pimentinhas, salsa, cebolinha,alho,... hum!! Ah ela colocava uma gordurinha fina que parecia uma reda e que ela cahmava de redenho! Ai que saudade de seu jeitinho do interior! Até hoje quando vou a feira procuro o lugar dos porcos abatidos e compro um quilinho que seja de chouriço!
Muito legal o seu post!

Com carinho
Cátia Milhomens

CAM disse...

Caro Rolo desculpe de só hoge dar resposta acerca dos Açores. Vivi na ilha das Flores 30 anos, onde tenho casa, é defacto um Paraiso na terra em beleza, nas pessoas e não sendo muito rica em termos gastrnomicos come-se bem.
Vá até as Flores porque, ir aos Açores e não vizitar as Flores e o Corvo è como ir a Roma e não ver o Pápa. Boas Festas C A M

CAM disse...

Rolo desculpa de não te responder ás tuas perguntas.
Morcela da flores não encontras , mas de s.miguel são muito boas talvez no modelo/continente( Já lá vi).
Manteiga; já agora se não provaste , prova a ILHA AZUL da cooperatuva do Faial ( compras no modelo/ continente, o queijo castelinhos da terceira a não esquecer ( compras no jumbo ) antes de partires tiras do frigorifico 2 a 3 horas antes .
Boas Festas e bons petiscos.
C A Marques

Rolo disse...

CAM,

Como vês, não és só tu a responder mais tarde, o que é bom. Nunca gostei de rotina e nem mesmo neste blog faço excepção. É raro vir aqui e mais raro ainda responder.
Obrigado pelas dicas. A manteiga já conhecia. É aliás uma sugestão do meu combloguer JMS num post antigo desta casa.
Não é frequente ir ao Modelo mas não vou esquecer.

Anónimo disse...

Lembrei-me de uma receita açoriana... para uma entrada... sem pêras!

Related Posts with Thumbnails