quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Cogumelos selvagens com castanhas e grão

Matéria-prima: Cogumelos selvagens, grão, castanhas, entremeada de porco, pimento, cebola, alho, louro, sal, malagueta, cerveja branca, azeite.

Ferramentas: Tacho.

Execução: Prepara-se um refogado com a cebola, o alho, o pimento, o louro e o azeite. Assim que a cebola alourar, junta-se a entremeada cortada em tiras verticais sem a pele. Quando a entremeada ganhar cor adiciona-se um pouco de cerveja e juntam-se as castanhas. Vá provando e vigiando as castanhas até estarem cozidas no seu interior. Cozinhadas as castanhas juntam-se os cogumelos a tapa-se o tacho durante cerca de 10 minutos.
Atenção para não deixar secar. Sempre que for necessário adiciona-se um pouco de cerveja.
Retire-se a tampa, junta-se o sal e a malagueta a gosto e o grão. Desliga-se o fogão, tapa-se. Cinco minutos depois está pronto para ser servido.

Estrutura: Broa de milho. Se quiser fazer desta ideia o prato principal sirva com arroz de manteiga.

Complementos: Vinho tinto.

Mão-de-obra: Grau de dificuldade baixo.

Prazo de execução: Quarenta e cinco minutos.

Orçamento: Baixo.

Higiene e segurança: Quando se introduz o grão não se mexe mais no tacho.
Utilizando castanhas ultracongeladas é imperativo que deixá-las descongelar antes de juntar ao tacho, pois só assim se manterão inteiras sem se desfazerem.

Normas: Pode utilizar-se grão em lata, desde que se efectue a escolha certa (noutra oportunidade o “Hoje há pipis” irá sugerir algumas marcas).
Pode-se utilizar cogumelos frescos de estufa, ou mesmo, cogumelos de lata inteiros utilizando os mesmo critérios de escolha que o grão em lata.
Dê preferência a castanhas ultracongeladas pois são mais fáceis de cozinhar e mais rapidamente atingem a textura pretendida (Cozinhadas por dentro e rijas por fora).

5 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

que bom, mais um excelente blog portugues! parabens! :-)

Cristina disse...

Gostava de experimentar isto, mas não sei onde iria arranjar cogumelos selvagens!!

Montez disse...

Minha cara Cristina, o Corte Inglês tem uma grande variedade de cogumelos frescos e desidratados que podem ser uma boa alternativa.
Outra hipotese são os cogumelos selvagens ultracongelados, de muito boa qualidade, e disponiveis em alguns hipermercados e lojas especializadas em congelados.
De qualquer maneira, pode improvisar cortando ao meio os comuns cogumelos frescos que se encontram em todos os supermercados.
Obrigado pela visita. Saudações gastronómicas.

caminante disse...

Gracias por la receta. Seguro que está riquísima.
Un fortísimo abrazo.

Elvira disse...

Parece muito bom, este petisco rústico! :-)

Related Posts with Thumbnails