sábado, 9 de dezembro de 2006

Cozer polvo

Quando algum amigo próximo vos disser que o polvo para ficar tenrinho deve levar umas marteladas no “cabedal”, respondam da seguinte forma: “Quem devia levar umas cachaporradas no cachaço eras tu!”. No caso de não ser um amigo próximo devem dizer: “E que tal, se fosses apanhar nas nádegas mais essa porcaria de ideia!”
Para que o polvo fique tenro, em primeiro lugar tem que ser de qualidade. Daí, aconselhar polvo nacional, seja ele fresco ou ultra congelado. Nunca, mas mesmo nunca, comprem crustáceos, mariscos, bivalves ou moluscos do pacífico, Caraíbas ou Brasil.
Se pretendem que o polvo fique “no ponto” devem juntar à cozedura duas ou três cebolas inteiras (com casca). Quando levantar fervura adicionam picante, sal e – claro está - o polvo. Não se esqueçam que não devem deixa-lo cozer demasiado tempo, caso contrário fica rijo e pastoso. Quando alguém vos disser que a Pota é mais barata, está na moda, e é “igualzinha ao polvo”, devem responder de forma gentil, educada e com delicadeza, dizendo: “ vai para a pota que te pariu mais essa moda!”.

6 comentários:

Cristina disse...

Boas dicas, sou daquelas que ainda não apanhou a 100% a técnica para o polvo ficar não bom, mas sim excelente.

Parabéns pelo blog, além da boa disposição patente, fazem sugestões úteis.

Cristina

oquefazerprojantar??? disse...

realmente os segredos do polvo são mais que muitos! e cada um tem os seus!
cá por estas bandas é imprescindível não colocar sal para o polvo cozer e nem mexer no polvo com nenhum utensílio de metal! Vai-se lá saber porquê?... mas que dá certo, dá!

Anónimo disse...

Porque o Preconceito com os frutos do mar do Brasil...Ate agora para mim sao os mais saborosos que ja provei!

Anónimo disse...

Então experimente cozer o polvo apenas com um copo de água e um copo de vinho, tanto faz que seja branco ou tinto. E adicione o sal apenas no fim da cozedura... aproveita o liquido para cozer arroz (para o qual já fez um refogado clássico), depois do arroz cozido, junte o polvo em pedaço, na hora de servir junte coentros picados...
Bom apetite!

Eris disse...

Nem a brincar! cheguei aqui pela googlada "Pota Polvo", motivado pela discussão que tive na hora de almoço no refeitório...

Quem me dera ter cá vindo antes, para poder ter terminado a conversa que tive com a senhora responsável pela compra de "gato por lebre", com a frase com que termina o post.

Pota do C"#%%&(!

Amanhã já lhe digo! Obrigado!
:D

Roque disse...

Claro chefe, o Polvo só deve ir prá panela com a agua a ferver, mergulha-lo e assim que a agua levante fervura, já está no ponto.
Boas Paneladas.!!

Related Posts with Thumbnails