segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

XVI Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso de Montalegre

Este é dos eventos de cariz tradicional que mais interesse me despertou quando o visitei há alguns anos atrás, pois reúne tudo aquilo que me fascina no mundo rural. Gastronomia, tradição, música, sabedoria popular e calor humano criado a partir da fogueira da hospitalidade do povo.
A edição deste ano da Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso ver ter lugar de 18 a 21 de Janeiro.
Esta é uma oportunidade única para conhecer o fumeiro transmontano elaborado pelas mãos calejadas da tradição que passa de pais para filhos e que Montalegre muito bem preserva através desta iniciativa.
Depois de, até ao dia 28 de Dezembro passado, uma equipa da Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã ter percorrido, porta-á-porta, todas as casas onde existam proprietários de animais inscritos para a Feira do Fumeiro para realizar o processo de identificação dos suínos que irão estar presentes na edição deste ano, no próximo dia 18 poderemos finalmente “por os beiços” no melhor que se fa nesta região, aliando o tradicionalismo à garantia de qualidade e higiene dum produto elaborado apenas pelos produtores privados que aproveitam a Feira do Fumeiro para escoar o excedente da sua produção própria.
Se decidirem visitar esta Feira, aconselho que fiquem mais de um dia, pois é bem provável que alguém vos convide para partilhar cantadores, danças, pão, vinho e outras iguarias noite dentro.

6 comentários:

Eli disse...

Vim retribuir a sua visita e gostei muito do seu blog, amanha vou voltar pra ler todos os posts.

oquefazerprojantar??? disse...

cá estamos nós!
estamos adorando este blog! Fantasticas receitas!... e vamos usar para o nosso também! colaboração culinária e blogista!
sucessos!!

Paula disse...

Já tinha vindo visitar o "hoje há pipis", mas não consegui postar comentários...
Gostei muito do blog e vou voltar mais vezes. Ainda por cima têm sentido de humor!

Votos de muito sucesso na blogosfera, continuem!

Anónimo disse...

Gostei muito que tivesse visitado o meu blog, aqui estou eu a visitar o seu, muito interessante, com boas receitas como aquela dos ovos mexidos com espargos...adorei, tenho essa receita, e costumo fazê-la...tosto uma fatia de pão e espalho por cima os ovos, é delicioso!!!!
Vou continuar a visitá-lo, espero que continue a visitar o meu.

Cozinheira Lola disse...

Olá! Aqui estou eu a fazer uma visitinha ao teu blog, tal como pedido.Até à próxima visita. Tchau.

Cozinheira Lola disse...

Gostei do blog.... Hei-de visitá-lo mais vezez

Related Posts with Thumbnails