sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Paelha ribatejana

Matéria-prima: Arroz, frango, camarão médio, miolo de camarão, amêijoa, mexilhão com casca, salsichas, ervilhas, pimento vermelho, pimento verde, alho, cebola, louro, caldo de galinha, azeite, açafrão, malagueta, sal, àgua.

Ferramentas: Wok.

Execução: Coloca-se o wok ao lume, e assim que estiver aquecido junta-se o azeite e o frango cortado em pedaços pequenos até alourar. Retira-se o frango e reserva-se. De seguida, utilizando o mesmo azeite, fritam-se ligeiramente os camarões médios e abrem-se as amêijoas e os mexilhões durante dois minutos. Retiram-se do wok e reservam-se. Ao azeite e aos fluidos libertados pelos mariscos e bivalves junta-se a cebola, o alho, o louro e a malagueta e deixa-se refogar em lume brando até a cebola ficar transparente. Sempre que o azeite escassear no wok acrescenta-se de modo a não deixar torrar. Ao refogado junta-se água em função da quantidade de arroz que se pretende cozinhar. Deixa-se levantar fervura, adiciona-se o caldo de galinha e o açafrão a gosto e finalmente o arroz. Deixa-se cozinhar cerca de cinco minutos, adicionando então os pedaços de frango previamente alourados no azeite e o pimento verde e vermelho cortados em palitos bem generosos. Cerca de dez minutos depois junte as ervilhas e o miolo de camarão. Desliga-se o lume e colocam-se por cima do arroz os camarões médios, as amêijoas os mexilhões e as salsichas cortadas em rodelas. Tapa-se o wok, leva-se á mesa, retira-se a tampa para evaporar a maioria dos vapores e está pronto a servir.

Complementos: Vinho branco seco, verde, rosé, sangria branca ou sangria de espumante.

Mão-de-obra: Grau de dificuldade médio

Prazo de execução: Quarenta e cinco minutos

Orçamento: Médio

Higiene e segurança: Nunca deixar secar o arroz. Tomar atenção á cozedura do arroz pois pretende-se que fique bem cozinhado mas com algum líquido.
Pode-se colocar o wok no forno durante dez minutos para soltar o arroz e eliminar os líquidos e humidades em excesso.

Normas: A partir do momento que se adiciona o arroz no wok não mais se mexe, agita ou toca no preparado. Apenas se lhe juntam os restantes ingredientes.

4 comentários:

Paula disse...

Ficou de se lhe tirar o chapéu!

Elvira disse...

Um encanto de paelha... e se for da minha região, então é que não resisto! ;-)

Cristina disse...

Bem, isto é que é tratarem-se bem :) Está com uma aparência formidável!

Anónimo disse...

Excepcional!!!

Ficou bem melhor do que as que comi em Barcelona no Verão ...

Obrigado

Related Posts with Thumbnails