terça-feira, 13 de março de 2007

Tortilla

As tortillas são uma excelente forma de reaproveitar e dignificar a batata. São um petisco muito bom e fácil de executar, ideal para um lanche. A base para a tortilla é a batata e o ovo, mas também alguma criatividade em aproveitar ingredientes. Para esta utilizei o que tinha à mão e foi o seguinte: Algumas batatas cozidas que havia reservado no frio, facto imperativo para a resistência da batata face às agressões de um salteado na frigideira, meia cebola em juliana, 2 tomates vermelhos e rijos ou seja, com tomates, uns pedaços de pimento vermelho, um pouco de alho francês, sal e pimenta.

Como é que se faz as coisas:
Numa frigideira anti-aderente e larga, cozinha ligeiramente estes ingredientes com um pouco de manteiga e sem mexer demasiado. Este ponto é importante para que os ingredientes adquiram um tom tostado ou gratinado, o que lhes confere uma textura muito mais atraente no final. Por exemplo, em muitos pratos, as aves são previamente salteados até que a pele ganhe uma coloração dourada, com laivos de queimado, o que se mantém até ao final, mesmo depois de submetidas a outros passos na confecção do prato, mas o aspecto final é muito mais apelativo. Posto isto, voltemos ao que interessa. Espeta-lhe agora com 3 ou 4 ovos batidos, tempera com sal e pimenta e deixa cozinhar até ganhar alguma resistência por baixo. De seguida, com outra frigideira invertida, ou com uma enorme habilidade para fazer panquecas, vira a tortilha para cozinhar do outro lado. Podes acrescentar queijo aquando do ovo, o que é motivo de orgulho para o próprio queijo.
Este petisco é mesmo, mas mesmo muito bom com cerveja Guinness ou outra do tipo “Ale”, que são cervejas mais espessas e de sabor torrado, o que, para mim, myself and I, é aquilo a que se chama um casamento perfeito, se é que isso existe.

2 comentários:

Elvira disse...

Que bom aspecto tem! :-)

Anónimo disse...

Parece loucura mas uma boa tortilha com cebola acompanhada de um grande café com leite bem escuro e um bom pao (perdoem-me o bem que sabe pelo mal que faz amigos nutricionistas)excelente ao pequeno almoço!

Related Posts with Thumbnails