terça-feira, 12 de maio de 2009

Cogumelos com Queijo Roquefort


Os cogumelos, ao longo da História, têm sido utilizados com diferentes fins, de acordo com as suas propriedades. Ocupam um lugar de destaque, sendo muito apreciados e valorizados em todo o mundo. Para além do sabor, aroma e textura agradáveis, os cogumelos possuem propriedades nutricionais, tónicas e medicinais (considerados como "Pão dos Deuses" pelos Romanos e "Elixir da Vida" pelos Chineses).

Actualmente, existem inúmeras espécies conhecidas e comercializadas, constituindo verdadeiros pitéus e requintes gastronómicos, que atingem valores muito elevados no mercado mundial.

Esta receita, com cogumelos é de extrema simplicidade e o resultado surpreendente.
Em duas ocasiões servimos de entrada num jantar, e, noutra como petisco.
Primeiro deve-se lavar bem os cogumelos, tira-se o pezinho e enche-se com queijo Roquefort. Levar durante 8 minutos ao forno e "Voilá". Poderão fazer outros recheios, como linguiça, queijo Gorgonzola... mas garanto que este é sublimal.
Sempre bem acompanhada de bom vinho e boa música, a minha eleição vai para o SANTA FÉ de ARRAIOLOS 2007, alentejano e comprado directamente na Quinta da Bacalhôa em Azeitão, a um óptimo preço. A música, tem um cheiro a Brasil, "Chega de Saudade" de António Carlos Jobim com Gal Costa.

Humm... que já cheira!

3 comentários:

Tia Maria disse...

Ainda não experimentei esta receita, mas já fiz várias experiências com tipos de cogumelos diferentes.
Inclusive, encontrei este site muito útil sobre cogumelos, http://mushroominfo.com/.
Mas é certo que irei "roubar" esta receita em breve.
A Tia Maria

sofiacatarino2 disse...

Olá Ti Maria, pode experimentar também com outro queijo, tipo gorgonzola, por exemplo. Tenho uma amiga que experimentou com farinheira. Também deve ser delicioso. Obrigada pelo comment. Bem haja.

Anónimo disse...

Esclarecimento!
Caro anónimo, não sei se me percebe... mas teclo na mesma... lamento informá.-lo que neste chaminé sabemos ler e falar várias linguas como o russo, mongolês, kriolo mas essa, meu amigo, não temos conhecimento! Bem haja\\

Related Posts with Thumbnails