terça-feira, 21 de Outubro de 2008

Festival da Empada de Arraiolos

A Empada de Arraiolos, ou como se diz na Galiza, a Empanada de Arraiolos, vai estar em destaque no «1º Festival», organizado pela Câmara Municipal de Arraiolos. «Recolher elementos da história» desta iguaria e «preservar os saberes e tradições» são os principais objectivos desta iniciativa que começa no dia 25 de Outubro.
A lenda, como sempre, não é precisa mas diz-se que era a D. Maria Joana do Café, em Arraiolos, que tinha sempre a porta aberta para vender empadas. Mesmo depois da sua morte o letreiro «Fabrico Especial de Empadas» continuou a poder ser visto na praça.
O «1º Festival de Empada de Arraiolos», está inserido na 9ª Mostra Gastronómica e apresenta duas vertentes: a «Mostra de Empadas» e o «Concurso de Empada de Arraiolos».
A primeira tem lugar no «Arraiolos Multiusos» e conta com várias bancas de apresentação e venda deste produto regional. Os estabelecimentos presentes estao devidamente licenciados para comercializar a Empada de Arraiolos.
O «Concurso da Empada» vai ter lugar no dia 25 de Outubro e procura «reanimar a tradição dos saberes e da vertente cultural da gastronomia». A concurso podem apresentar-se receitas existentes, caseiras e originais.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails