terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vai um cafezinho?


De facto o universo dos comes-e-bebes é tão grande como a barriga do meu sogro.
Falamos disto e daquilo para comer, da bebida como acompanhamento mas não nos podemos esquecer do final. O grande final de uma boa refeição, o cafezinho bem tirado.
Comprei uma máquina da Nespresso e aconselho vivamente. O sacana do café é mesmo bom, principalmente o de cápsula preta que é o mais intenso, para o meu gosto claro.
Gostava no entanto de deixar algumas indicações que aprendi com um cliente cuja a sua indústria se dedica à torrefacção e venda de cafés.
Em primeiríssimo lugar, NÃO AOS DESCAFEINADOS. São um veneno para a nossa saúde de ferro. Para o efeito, o café descafeinado é submetido a uma lavagem com subtâncias químicas que são muito piores que qualquer dose de cafeína e se não morremos do mal morremos da cura. Quanto ao café normal, importa também esclarecer que o café curto faz menos mal que o café cheio. Porquê? Basta pensar que o café cheio contém o curto mais o excedente para preencher a chávena. Isto para além de que, quanto mais água fazemos passar pelo café pior as substancias que dele são extraídas. Portanto, o cafezinho curto ainda assim é o menos mau.
Outro dado importante para quem compra sacos de café para a sua máquina é a Mescla. A Mescla é a mistura de café de torra natural (feita a lenha) e de café torrefacto (torrado com açucares). Quanto maior for a percentagem de torra natural melhor. Se encontrares sem Mescla, 100% torra natural aproveita, esse é melhor. No fundo é como os Whisky Blend ou os Vinhos de Mesa que ao contrário dos puros ou Vinhos de Quinta, são uma mistura de vários lotes, uns maus outros menos maus.

Por último, deixo uma piquena sugestão: Um bom café expresso e uma bola de gelado de baunilha ou natas à parte. Um golo de café, uma colher de gelado e assim por diante.
O contraste do quente/frio e o amor que o café tem pelas natas é FANTÁSTICO, como diria o meu amigo Mário.

Beijinho

1 comentário:

Slow Food disse...

Olá,
Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/

Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Quiche com macaxeira, Comadre Fulozinha, La Cucinetta etc.

Abraços,
Equipe Slow Food Brasil
www.slowfoodbrasil.com

Related Posts with Thumbnails