segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Frango Jalfrezi



Frango, Galinha ou borrego, como preferir... Esta receita tipica da cozinha Indiana, fez as delícias de um jantar, aparentemente vulgar, lá em casa. Protagonizado por um grande amigo, um dos melhores "olhos" portugueses do mundo da fotografia e um verdadeiro "Indiana Jones" da comida indiana. Para além das especiarias indianas, compradas em supermercados realmente indianos, como a POPAT Store ou a Spice Rack no Martim Moniz em Lisboa, é essencial ter alguns acessórios e utensílios indianos para a preparação e o cozinhado em sí. Usando uma Karahi ou Handi (pode usar-se também uma comum caçarola), aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a polpa de tomate, o tomate picado, acrescente o açafrão, os cominhos, as sementes de coentros em pó, a pimenta caiena e o garam masala. Misture tudo e deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos ou até ficar bem quente em lume médio baixo. Coloque o frango, cortado em cubos pequenos, e o pimentão vermelho na caçarola, baixe o lume e deixe cozinhar por 6 a 8 minutos, até que o frango esteja quente. Adicione sal a gosto. Sirva enfeitado com folhas de coentros frescos.

Receita_
500 g de frango (ou outro tipo de carne - cozido e cortado em pequenos cubos)
Pasta para Jalfrezi_
2 dentes de alho,
2 cm de gengibre fresco ralado
1 c chá de curcuma
½ c chá de sal
2 c chá de óleo de sésamo
2 c chá de polpa de tomate
½ pimento verde
½ ramo de coentros
2 c chá de sementes de cominhos
1 c chá de sementes de mostarda (castanha)
1 c chá de sementes de feno grego
1 c chá de sementes de coentros

Et voilá, apreciem ao som e imagem de um bom filme indiano, "Kuch Kuch Hota Hai" ("Alguma coisa acontece" de 1998) de preferência. Para beber, um vinho tinto, Quinta de Parrotes de 2002 da zona de Alenquer.

4 comentários:

angela disse...

Olá boa noite. Adorei o vosso blog. descobri-o hoje e já sou fã, adoro a vª escrita, são o máximo. Já me fez recordar alguns lugares, como a "taberna do ManelVina", onde tenho de voltar.
Cumprimentos
Ângela
www.o-mundo-rosa-eazul.blogspot.com

Sérgio Gomes disse...

Mas que belo blog! Receitas fantásticas!
Já sou seguidor para não perder uma.

Se quiserem visitem o meu espaço:
http://enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com

Abreijos

Sofia Catarino disse...

Olá Ângela,
agradecemos os comentários que são sempre bem-vindos e caiem que nem ginjas! Tentei ver o teu blog mas diz que não existe. Manda novidades. Abreijo

Sofia Catarino disse...

Olá Sérgio!
Mas que grandes facas tens tu! Deixei um comment no teu blog. Parabéns "and keep up with the good work"! Abreijo

Related Posts with Thumbnails