quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Figos pá! Figos!


É tempo de figos e nesta altura lembro-me sempre da minha infância quando comia figos secos que a minha avó secava em grandes tabuleiros de madeira e os comíamos com amêndoa ou nozes. Acabei de fazer uma experiência com figos! É pena não ter registado o momento com uma foto mas vou tentar ilustrar o melhor possível.
Gostam de tâmaras com bacon? É parecido. Abri uns quantos figos a partir do rabo (cuidado com a censura), deixando as metades fixas pela ponta. O resultado é mais ou menos uns óculos de natação. Com o miolo virado para cima, coloquei uma talisca de bacon em cada metade e um pouco de parmesão em lascas (atenção que eu adoro a comida italiana e em particular da utilização do queijo como acabamento para muitos pratos). Levei ao forno com o grill e isto é importante porque o que se pretende é gratinar a parte superior e não assar o figo.
Posso assegurar que é uma óptima entrada e que tem o aspecto melhor do que eu.
Empratei esta iguaria da seguinte forma: prato branco enorme, com todos os figos abertos dispostos ao meio paralelamente, formando mais ou menos isto :::::::
A textura do interior do figo com o apontamento tostado do queijo e bacon é sem dúvida um regalo para a vista, perdoem-me a falta de humildade.
O contraste entre o doce e o salgado é perfeito.
Posso dizer que, ou é afrodisíaco ou então eu sou afinal mais bonito que este prato, isto porque, após partilhá-lo com a minha Maria, ainda hoje consigo chegar a casa depois das 4h da manhã, puxar o autoclismo com a porta aberta, acender a luz do quarto e ainda recebo o sorriso mais belo do meu mundo, o do amor da minha vida.

O que mais gostei neste prato foi sem dúvida o prazer que o meu amor e cobaia destas experiências manifestou.
O melhor de cozinhar é ter com quem o partilhar.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails