quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Ménage à trois

Matéria-prima: Cogumelos Frescos, tostas, queijo fresco, courgette, fígado de frango, coração de frango, anchovas, enguias em conserva, tâmaras, tomate, hortelã, orégãos, alho, sal, pimenta preta, azeite, vinagre balsâmico, mel, limão.

Ferramentas: Taça média e Wok.

Execução: Tosta – Esmaga-se o queijo fresco e tempera-se com orégãos, sal e pimenta. Reserva-se. Picam-se as anchovas em conserva escorre-se o líquido e adiciona-se ao queijo fresco misturando bem. Barram-se as tostas com o preparado, adiciona-se hortelã e está pronto. Cogumelos com enguias – Laminam-se os cogumelos frescos, colocam-se crus numa taça, temperam-se com vinagre balsâmico, alho picado, azeite e sal a gosto. Reserva-se no frio durante meia hora. Retiram-se os cogumelos do frio, escorre-se o líquido para uma taça e no momento de servir colocam-se as enguias por cima.
Courgette com tâmaras e fígado – Grelha-se a courgette e o fígado de frango. Tempera-se a courgette com sal. Na altura de servir a cougette vai para o prato, servindo de base para a tâmara aberta sem caroço e o fígado de frango no topo.
Tomate – Corta-se o tomate em quartos e tempera-se com azeite, sal e orégãos a gosto.
Ao líquido (vinagre balsâmico, alho picado, azeite e sal) que sobrou na taça depois de escorrer os cogumelos adiciona-se mel e algumas gotas de sumo de limão a gosto. Mexe-se bem este fluido e regam-se todos os componentes do prato.

Estrutura: Amigos disponíveis para servir de cobaia.

Complementos: Cerveja, Vinho branco, verde, rosé, tinto, espumante bruto ou moscatel.

Mão-de-obra: Grau de dificuldade baixo.

Prazo de execução: Trinta minutos.

Orçamento: Baixo.

Higiene e segurança: Não deixar passar demasiado o fígado de frango.
O tomate temperado com sal e orégãos contrasta com o adocicado do mel.
Podem-se servir estes componentes em separado, ou individualmente.
Caso se aprecie coração de frango, grelha-se como o fígado e coloca-se no topo das enguias e dos cogumelos.

Normas: Deixar para último componente a preparar e a colocar no prato a courgette com tâmara e fígado de frango, pois é o único componente que deve ser servido quente.

1 comentário:

Laranjinha disse...

Muitos parabéns. Que bom aspecto!

Related Posts with Thumbnails