quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Arroz galucho

Desta vez "aterrou" aqui em casa um galo caseiro que viajou setenta quilómetros para se enfiar no meu tacho. Natural de São Vicente do Paúl, este galo chegou-me às mãos já "depilado", com uma pele sedosa em tons amarelo-torrado e acompanhado pelas respectivas vísceras.

Raramente estou com a Ti Maria Ciboila (não mais que uma ou duas vezes por ano) mas, mesmo assim, continua a fazer chegar à minha casa autênticos fretes de feijoada de caracoletas, abóboras, aguardente velha do Ti Tóino Miguel, broas, ovos, patos e, desta vez, um galo caseiro.
Por mais que agradeça à Ti Maria Ciboila nunca será demais.

Sem grandes merdas pensei logo em fazer galo de cerveja com esparguete para o almoço mas lembrei-me que o Vaz referiu - no dia em que enfardamos os pezinhos picantes com grão - que gostava muito de arroz. Vai daí resolvi fazer um arroz malandrinho (ou maroto como diz o meu maivelho) com o galo e vinho tinto.

Parti metade do galo e todas as vísceras em pedaços (uma perna deu três pedaços), coloquei no tacho com azeite do Montagudo (lugar de uma aldeia no Ribatejo), que também me apareceu em casa, juntei cebola picada, alho picado, duas folhas de louro, 20cl de vinho rosé, 2ocl de água, dois tomates bem maduros e umas salpicadelas de caril, açafrão e colorau picante. Deixei ao lume durante 50 minutos.

Passados os 50 minutos, juntei 25cl de vinho tinto, 25cl de água, deixei levantar fervura e acrescentei o arroz. Dez minutos depois estávamos sentados a enfardar o arroz de galucho com pão do Leiteiro (o padeiro que todos os dias deixa o pão em minha casa) e tinto ribatejano. Todos repetiram excepto eu.

Da outra metade do galo ninguém sabe o paradeiro mas, dizem as más línguas, anda a monte à procura de serrabulho.

2 comentários:

Xana Bértolo disse...

Demorei mas vim conhecer o seu canto :)...
Amei este arroz :)
beijinhos

Lola disse...

Hummm arroz de frango, adoro.
E frango caseiro para mim é uma das maravilhas do mundo.
Estou a babar com o seu blog.

Se quiser visitar o meu, agradeço imenso: http://devaneiosdalola.blogspot.com/

Vou continuar a ler e a deliciar-me.
Beijinhos
Lola

Related Posts with Thumbnails