terça-feira, 13 de julho de 2010

Prazeres - Ginjinha


É raro beber mas gosto.
Simples ou com chocolate, com uma queijadinha ou um pastel de amêndoa, por cima de uma bola de gelado ou tarte de natas ou mesmo a acompanhar um bom queijo de pasta mole, não faltam opções para esta iguaria portuguesa.
E o melhor disto tudo é que podemos fazê-la em casa sem qualquer dificuldade, bastando apenas um recipiente para guardar e deixar macerar pelo menos 3/6 meses.
O tipo dos lavagantes sabe umas coisas e esta é uma delas. Quem prova quer comprar. É mesmo verdade. Como em tudo nestas coisas, o segredo está na qualidade dos ingredientes.
Assim: por cada 1kg de ginjas, junta um litro de aguardente vínica boa (pergunta aos teus pais ou aos teus avós por quem venda ao litro). Se não tiveres quem te venda a granel podes sempre comprar da engarrafada. Depois junta um litro de bom vinho tinto. E aqui é que os gostos não se discutem. Tem mesmo que ser um vinho encorpado e macio. Por fim, adiciona 700gr de açúcar louro. Mexe tudo e deixa macerar no tal recipiente. Nos primeiros dias deves ir mexendo para que o açúcar não se deposite no fundo. E pronto, ao fim de 6 meses tens com certeza uma boa ginja em casa que podes oferecer aos teus convidados como algo caseiro, mesmo num apartamento.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails