terça-feira, 6 de julho de 2010

Wok (Caldas da Rainha)

Portugal sempre foi um país de viragens. Vira-casacas, virar o cabo das tormentas, virar por engano para o Brasil, virar rabeta, etc. No que diz respeito à arte de enfardar há viragens que me irritam profundamente e que se reflectem principalmente na alteração das designações de origem tradicional.
Em Portugal basta estrangeirar um nome para que a coisa ganhe estatuto. Veja-se, por exemplo, o que acontece no caso dos produtos tradicionais que, quando denominados Gourmet, conquistam um estatuto tal, que nos leva a pensar que são produzidos pelas mãos de uma tia de Cascais, ao invés de mãos calejadas e
honradas casas humildes, origem do melhor que se enfarda em Portugal.
O mesmo se passou com os refeitórios, a que agora chamam Buffets. Ser dono de um refeitório é característica de pobre mas se forem proprietários de um Buffet levam garantidamente uma palmadinha nas costas e são vistos como gente "de bem".
Podia estar horas a escrever sobre as paneleirices que têm chegado à cultura gastronómica portuguesa e que nada acrescentam ao pecúlio nacional da arte de enfardar. Até as felizes e bem sucedidas designações "coma até cair de cu" e "coma até rebentar", foram substituídas pelo rodízio. Deve ser consequência do acordo ortográfico!
Hoje em dia há rodízios de tudo e para todo o gosto... e mau gosto. Ele é de peixe, marisco, carne, gajas, pizas, doces, estupidez e até do que soe a estrangeiro e que venha servido num prato com design, bifidus activos ou actiregularis, lactobacillus casei,
el casei imutinass e, de preferência, a saber a "não sei bem o quê".

Bem...isto tudo para vos falar de um maravilhoso refeitório oriental (vulgo buffet - bufete em português), que visitei nas Caldas da Rainha, e que me surpreendeu pela simplicidade, qualidade e preço das diversas iguarias disponíveis. Não posso enumerar a vasta variedade apresentada mas posso resumir a coisa a Japão, Tailândia, China, Coreia e ainda Brasil e Portugal, que como sabem, são países que nem são orientais nem orientados.
Este refeitório oriental tem também uma secção onde o enfardador selecciona os ingredientes crus e entrega-os a um senhor, com ar de ninja, que os coloca num wok e que, em poucos segundos, os devolve aptos para degustação. Tirando os alguidares cheios de carne crua que iam passando pelo meio da sala, aconselho vivamente uma visita ao Wok.

Detrás da Orelha: Empregados mesmo orientais, sushi, chao min, gelado frito, galinha com sésamo
Desenxabido: Salsicha fresca grelhada, batatas pré-fritas
Bolso: Em conta

Wok, Rua Coronel Soeiro Brito, Caldas da Rainha

1 comentário:

Rolo disse...

gostei mesmo da piada do acordo ortográfico

Related Posts with Thumbnails